Aerotur Blog

Pessoa seguindo o seu checklist de viagem

06 junChecklist de viagem: saiba como organizar a mala e quais itens não podem faltar!


É bastante comum encontrar pessoas que possuem dificuldades no momento de arrumar a mala antes de iniciar uma viagem. Caso você seja uma delas, não precisa se preocupar, pois, ajudaremos você a ter um bom checklist de viagem.

Na prática, quando as pessoas esquecem itens importantes durante uma viagem, os problemas começam a surgir, principalmente se houver alguma dependência do item para a manutenção da saúde ou para exercer outras atividades. Em alguns casos, os dias de descanso ou trabalho acabam sendo comprometidos.

Se você esquecer um documento importante, por exemplo, é bem provável que encontre dificuldades para acessar determinados locais. Por mais que pareça algo básico, muitas pessoas deixam de embarcar em aeroportos ou em outros locais por não ter todos os documentos necessários em mãos. Elas acabam esquecendo de conferir todos os documentos que precisam ser levados ou sequer pesquisam com antecedência o que é necessário para embarcar.

E você não vai querer que uma situação como essa ocorra durante a sua viagem, não é verdade? Pois bem, se você tem uma viagem pela frente, não deixe de conferir o checklist que separamos para você. Afinal de contas, como diz um ditado popular, é melhor prevenir do que remediar.

Tenha uma boa leitura!

Quais itens devo ter no meu checklist de viagem?

Em primeiro lugar, você precisa considerar que uma bagagem não pode ser feita de qualquer jeito. Portanto, por mais que a sua viagem tenha sido marcada de última hora, não deixe de reservar algumas horinhas para fazer uma bagagem realmente adequada para atender toda e qualquer necessidade.

Pode ter a certeza de que uma ação simples como essa vai contribuir, e muito, para evitar um estresse maior durante a viagem. Sabendo disso, vamos conferir quais itens não podem faltar na sua bagagem?

1. Documentos

Tratados anteriormente, os documentos são itens imprescindíveis, o que significa que a falta deles pode gerar um grande problema durante a viagem. De maneira direta, o planejamento da sua viagem pode ser seriamente comprometido.

No entanto, lembre-se que alguns países ou localidades podem pedir documentos específicos, e é preciso estar preparado. Portanto, não deixe de fazer uma pesquisa rápida na internet para providenciar com antecedência tudo o que for necessário.

Se a sua viagem for para um destino nacional, você não pode esquecer de um documento de identificação com fotografia, como a carteira de identidade ou CNH. Além disso, é importante viajar com a Carteira Nacional de Saúde ou com o cartão do seu plano de saúde, já que estes itens farão com que o seu atendimento seja agilizado caso necessário.

Para viagens com crianças que ainda não possuem uma identidade, os responsáveis precisam levar o registro de nascimento original. Em tempos de pandemia, como o momento atual que o mundo ainda está enfrentando, a Carteira de Vacinação pode ser solicitada em determinados momentos, até mesmo para ingressar em ambientes fechados, como shoppings ou restaurantes.

Quando a viagem for para um outro país, o viajante deve conferir quais documentos são exigidos pela legislação do destino estrangeiro. Em alguns casos, é possível visitar o destino utilizando somente o passaporte, mas alguns lugares também solicitam visto, comprovante de vacinação para determinadas doenças e por aí vai.

Como a grande maioria dos lugares aceitam documentos em formatos digitais, boa parte das pessoas acabam circulando somente com uma versão digital dos seus documentos nos smartphones. Contudo, embora isso facilite bastante a vida de todo mundo, não se deve contar apenas com isso, principalmente durante uma viagem. Caso o seu smartphone apresente algum tipo de defeito, por exemplo, você ficará na mão.

2. Medicamentos

Os medicamentos também não podem faltar em um bom checklist de viagem, você não concorda? Se você ou alguém que está viajando com você possui uma doença crônica e precisa utilizar um determinado medicamento de forma recorrente, então, aí é que não se pode esquecer mesmo.

Mas, além destes, é sempre bom levar remédios para emergências, como anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, antialérgicos e antieméticos (para enjoos). Eles podem quebrar um galho grande durante uma viagem, ainda mais quando você está viajando para um local desconhecido, onde a farmácia pode estar longe ou não abrir fora do horário comercial.

Para evitar problemas maiores, você deve consultar um médico para que ele estabeleça com mais precisão os medicamentos que não podem faltar. Ele também vai te ajudar a definir a dosagem correta para cada um deles.

Por fim, mas não menos importante, os viajantes podem colocar curativos, antissépticos, repelentes, protetores solar e demais alternativas básicas de prevenção que são vendidas em farmácias.

3. Carregador e adaptador de tomada

Já pensou viajar para um local e não conseguir carregar o seu dispositivo eletrônico em decorrência de uma incompatibilidade na tomada? Pois bem, situações como essa são mais comuns do que parece.

Caso você não saiba, existem padrões de tomadas diferentes em diversos locais, o que ocorre até mesmo no Brasil. A boa notícia é que um simples adaptador universal vai conseguir ajudar você a não passar perrengue durante a viagem. Eles podem ser encontrados facilmente e devem estar presentes na sua bagagem.

Outros itens indispensáveis são os carregadores dos dispositivos eletrônicos que estão sendo levados por você, principalmente do seu smartphone. Muitas pessoas só se dão conta de que esqueceram o carregador em casa quando o dispositivo descarrega, e é exatamente por isso que ele precisa estar presente em qualquer checklist de viagem.

4. Cartões de crédito/débito e informações

Durante uma viagem, é pouco recomendado depender somente de dinheiro em espécie. Afinal de contas, imprevistos podem acontecer e o cartão de crédito ou de débito será de grande ajuda.

Contudo, para evitar surpresas desagradáveis após à viagem, não deixe de consultar as taxas e tarefas do seu cartão de crédito, ainda mais se você estiver fazendo uma viagem para outro país.

Não bastando isso, busque obter o máximo de informações possíveis sobre a passagem, hotel, meios de transporte e passeios. É sempre bom ter essas informações impressas, junto com os comprovantes de cada um dos serviços contratados. Caso o seu smartphone descarregue ou você não consiga utilizar a internet assim que chegar ao destino, as informações impressas vão conseguir te salvar. Ou seja, também é importante ter telefones úteis em mãos.

5. Itens pessoais

Para finalizar o checklist de viagem, você deve saber quais itens de uso pessoal serão imprescindíveis durante os dias que vai passar fora. Isso inclui os acessórios, calçados, peças íntimas, roupas que sejam equivalentes ao clima do local e por aí vai.

Não se esqueça de levar roupas para os momentos mais casuais e outras para os momentos mais refinados. Além disso, se o local que você está indo faz frio, certifique-se de que as roupas e acessórios que estão sendo levados serão suficientes. Isso também vale para os locais que fazem muito calor ou que ventam muito.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Caso tenha gostado deste conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outras informações importantes sobre esse e outros assuntos.

Mas, se você deseja saber mais sobre o nosso trabalho, basta clicar aqui.

Até mais!


Nenhum comentário

Comente

Deixe um comentário