Aerotur Blog

Saiba o que levar em uma bagagem na viagem de avião

30 maioViagem de avião: tudo o que você precisa saber sobre vôos nacionais e internacionais!


Tá chegando a hora da sua viagem e a ansiedade começa a aumentar. Será que pegou todos os itens de que precisa? Separou os documentos? Está levando roupas suficientes? São tantas coisas para se preocupar que chega até a dar um nervoso. 

Por isso mesmo, elaboramos esse post para te ajudar a saber tudo o que precisa para que sua viagem de avião não seja mais um dos motivos de preocupação. Qual o limite de peso? Pode levar líquidos e comidas? Quanto tempo antes do voo preciso chegar no aeroporto? Acompanhe nosso texto e descubra!

Bagagem de mão

É aquela que você não precisa despachar na hora do check-in, levando consigo dentro do avião sem pagar a mais por isso. Para evitar acidentes, ela deve ser acomodada no compartimento acima do assento ou abaixo da poltrona, exceto quando estiver localizada na saída de emergência, que deve permanecer desobstruída.

  • Em vôos domésticos: de acordo com as principais companhias aéreas nacionais (Azul, Gol e Latam), você pode levar consigo: um objeto pessoal, bolsa ou mochila, nas seguintes dimensões: 35cm x 20cm x 45cm; e uma mala com as medidas máximas de 35cm x 25cm x 55cm (sendo elas o comprimento, largura e altura, respectivamente, já incluindo bolsos, rodinhas e alças). Essa mala pode pesar até 10kg.
  • Em vôos internacionais: apesar de ser uma prática relativamente padronizada, se você voar em companhias aéreas estrangeiras, as regras podem variar. Por isso, consulte essa informação com antecedência para evitar transtornos. 

Importante: todos os passageiros, em sua viagem de avião, podem embarcar com uma mala de mão e mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa, mochila ou sacola.

O que levar na bagagem de mão?

É indicado que, na bagagem de mão, você carregue todos os bens de maior valor, como artefatos tecnológicos, além, é claro, dos seus documentos, dinheiro e cartões. Uma dica bastante útil é levar também uma muda de roupa na bagagem de mão, pois caso sua bagagem seja extraviada, você não fique apenas com a roupa do corpo. 

Aparelhos elétricos como chapinhas e secadores de cabelo também podem ser levados na bagagem de mão, assim como tablets, notebooks, câmeras, etc.

Dentro do avião, você pode levar também travesseiros e almofadas, mas recomendamos optar por aquelas em formato de “U”, que dão suporte ao pescoço e ocupam pouco espaço. Ah, um casaquinho é fundamental para encarar o ar condicionado do avião e dos aeroportos, assim como remédios e itens de higiene que possam ser usados durante o trajeto!

O que NÃO levar na bagagem de mão?

Logicamente, qualquer tipo de arma de fogo, mesmo que de brinquedo, ou objetos cortantes, como facas, tesouras, pinças, alicates, canivetes, etc. Sprays de pimenta, isqueiros (podem ou não ser permitidos, depende da companhia aérea), líquidos inflamáveis, venenos, ácidos e outros itens também não podem ser levados em sua viagem de avião.

Apesar de serem considerados líquidos inflamáveis, perfumes podem ser incluídos em sua bagagem de mão, assim como pasta de dentes, gel, esmalte, desodorante, etc. Só não esqueça de ficar atento às volumetrias permitidas. 

Em voos internacionais, os frascos não podem ultrapassar 100ml, mesmo que o conteúdo dentro deles seja menor; além disso, devem ser transportados em embalagem plástica transparente que possa ser facilmente aberta e fechada. O limite máximo de líquidos é de 1 litro por passageiro.

Aerossois não podem ser levados na bagagem de mão, a não ser que sejam de uso médico ou higiene pessoal, como desodorantes, perfumes e espumas de barbear. Todavia, seu porte é limitado a até quatro frascos por pessoa.

Posso levar algo para comer dentro do avião?

Na bagagem de mão, sim! Ainda mais quando é difícil resistir à tentação das comidas de free shops, não é mesmo? Ainda assim, em vôos internacionais, fique atento às restrições do país de chegada, visto que alguns alimentos podem ser regulamentados. É necessário, também, ter bom senso: lembre-se de que aviões são ambientes fechados, sem ventilação, então nada de levar alimentos com cheiros fortes que possam incomodar os outros passageiros.

Líquidos são permitidos ou não?

Mesmo que você faça uma viagem de avião internacional, se tiver uma outra conexão em território doméstico, as restrições de transporte de líquido se aplicam. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, produtos em forma líquida e pastosa, como itens de higiene pessoal (xampu, condicionador, sabonete, cremes) podem ser levados na mala de mão em vôos domésticos, desde que não ultrapassem 100ml por embalagem. Caso a volumetria seja maior, esteja preparado para descartar os itens antes do raio-X.

Bebidas alcoólicas, podem?

Em vôos nacionais, a quantidade é limitada a cinco garrafas de no máximo um litro, e seu nível de álcool é tolerado até os 70%. Para bebidas com teor alcoólico inferior a 24%, não há restrição de quantidades, embora as garrafas ainda estejam limitadas a um litro cada. Já em vôos internacionais, as bebidas devem ser despachadas ou adquiridas nos duty-frees.

E os remédios, como fazer?

Sem preocupações! É indicado que eles sejam levados dentro de suas embalagens originais e, se for o caso, carregar a prescrição médica consigo, incluindo o nome do viajante. Se sua viagem de avião for internacional, vale a pena ter a receita em inglês ou no idioma local. Se possível, leve também a nota fiscal – não custa garantir e evitar problemas, correto?

Bagagens de mão podem ser despachadas?

Algumas companhias oferecem essa opção sem custo, principalmente quando os vôos estiverem cheios e não sobrar espaço nos compartimentos internos. Não se esqueça de que, quando colocadas na esteira para a retirada, as malas não são depositadas com muito cuidado, por isso, se estiver carregando algo frágil, é interessante conversar com algum atendente da companhia.

Que horas devo chegar no aeroporto?

Aqui vai uma dica para a vida: independente da ocasião, sempre tente sair de casa com bastante antecedência, já que imprevistos como trânsito, indisponibilidade de transporte e a necessidade de voltar para casa porque esqueceu de algo são situações que podem acontecer com qualquer pessoa. Mesmo dentro do aeroporto, a apresentação de documentos, filas para check-in e controle de embarque, alterações nos portões e diversas outras situações são passíveis de ocorrer.

Dito isso, a maioria das companhias aéreas requer que o passageiro chegue no aeroporto duas horas antes do seu vôo doméstico e três horas antes de vôos internacionais. Ainda assim, você pode realizar o seu check-in antecipadamente, fora do balcão das companhias aéreas, evitando passar tempo na fila. Isso pode ser feito em até 48h antes da sua viagem de avião através do site, aplicativo ou totem da companhia aérea.

Dicas úteis para uma viagem de avião tranquila:

1. Confira seus documentos

Não se esqueça de conferir os documentos, comprovantes, vistos e testes exigidos para o seu embarque. Em tempos de pandemia, os cuidados são redobrados e é necessário ficar atento aos protocolos.

2. Utilize uma roupa confortável

Não é indicado vestir peças muito justas ou sapatos de salto, visto que, com a altitude, o corpo fica inchado e você pode não se sentir muito bem. Dependendo do destino da sua viagem, você passará várias horas com a mesma roupa!

3. Confira o peso das malas

Confira o peso de suas malas antes de sair de casa, tanto da bagagem de mão quanto da despachada. Dessa forma, você evitará aquela cena clássica de abrir as malas no meio do aeroporto tentando se desfazer do peso excessivo.

4. Conheça seus direitos e deveres

É comum que vôos sejam atrasados ou cancelados, e é importante que você saiba os procedimentos que a companhia aérea ou você devem cumprir nessas situações.

5. Fique atento aos seus pertences

Já assistiu algum reality show sobre bagagens trocadas ou porte de itens proibidos? Além dos furtos, há o risco de sua bagagem ser trocada sem que você perceba. Por isso, não tire o olho dos seus pertences e confira se não deixou nada para trás. 

6. Evite refeições pesadas e álcool

Evite fazer refeições pesadas ou ingerir bebidas alcoólicas antes e durante o vôo, posto que seu organismo funciona de forma diferente nas alturas. Então, é melhor não testar seus limites tão longe do chão ou de uma assistência médica.

7. Não tenha vergonha de perguntar

Se realizar conexões durante sua viagem, é bem possível que o seu tempo seja apertado. Por isso, siga as instruções dos funcionários das companhias aéreas e não tenha vergonha de perguntar em caso de dúvidas, evitando que você se perca no aeroporto e desperdice minutos preciosos.

8. Evite malas pretas

Tente evitar as malas pretas. Afinal, são os modelos mais comuns e menos fáceis de serem identificados rapidamente. Nesse caso, uma mala colorida ou bem diferente vai diminuir as chances de perdas, ou confusões, já que você pode identificá-la de longe,

E aí, já está de malas prontas para viajar? Esperamos que nossas dicas de viagem de avião contribuam para as suas próximas férias. Se quiser nosso suporte para montar um roteiro incrível e uma viagem inesquecível, não deixe de acompanhar o blog da Aerotur e entrar em contato com nossa equipe!


Nenhum comentário

Comente

Deixe um comentário