Aerotur Blog

Pessoas vendo dicas de viagem para ter ótimas experiências

24 maio26 dicas de viagens para quem deseja ter uma experiência dos sonhos!


Só de pensar em uma viagem que se aproxima já dá aquele frio na barriga de animação, não é? Ainda mais quando é a realização de um sonho, planejado e desejado por muito tempo e que está finalmente se tornando realidade. 

Para que sua experiência seja ainda mais incrível e memorável, a equipe da Aerotur compilou várias dicas de viagens que vão te ajudar a se prepara e aproveitar esse momento de todas as maneiras possíveis. Acompanhe o post de hoje!

#01. Não se enrole

Pensou em um destino que gostaria de conhecer? Tire essa ideia do papel e comece a se movimentar para colocá-la em prática! Claro que é necessário poupar e se planejar, pelo menos na maioria das vezes, mas é comum que deixemos pra depois por priorizar outras coisas na vida. Por isso, mesmo que leve tempo, comece a se organizar para fazer essa viagem acontecer: convide suas companhias, trace um roteiro, pesquise valores, comece a economizar.
 

#02. Decida uma data

É muito mais fácil se preparar para algo quando temos um objetivo específico em mente. Se você se propuser a fazer uma grande viagem daqui a um ano, você terá tempo o suficiente para se organizar financeira e logisticamente. Mas não vá adiando por muito tempo, hein? Com o passar dos anos, a disposição de encarar aventuras vai diminuindo e talvez você não consiga vivenciar aquela experiência que tanto desejou, como andar em todas as montanhas russas do seu parque de diversão dos sonhos.

 

#03. Contrate um seguro de viagem

Essa é uma das principais dicas de viagens: nem pense em embarcar sem esse tipo de suporte, afinal, nunca se sabe quando você vai precisar de assistência médica e ela pode sair muito mais cara do que você imagina. Esteja preparado! Prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo?

 

#04. Verifique os documentos e vacinas necessárias

Imagina chegar no aeroporto e ser barrado pela falta de um visto ou carimbo na carteira de vacinação? Esteja com toda a documentação em dia para uma viagem sem preocupações.

 

#05. Não tenha medo de viajar sozinho

Claro que é maravilhoso estar em boa companhia, mas não deixe que a falta dela te impeça de vivenciar momentos memoráveis em sua individualidade. Aproveite essa oportunidade para fazer novas amizades ao longo do caminho e conhecer mais sobre si mesmo!

 

#06. Liste o que deseja conhecer

Coloque num papel ou arquivo todos os elementos fundamentais na sua viagem. A partir daí, você pode se basear em dicas de viagens e montar um itinerário que cubra o maior número possível de atrações, em uma rota que faça sentido, caiba no seu roteiro e no seu bolso. Há grandes chances de alguns lugares ficarem de lado, mas aí você terá mais um motivo para voltar, não é?

 

#07. Seja flexível

Nem tudo sai de acordo com o que a gente planeja e, dependendo das circunstâncias, ajustes serão necessários. Quanto mais flexibilidade você tiver no sentido de datas para viajar e acomodações, por exemplo, mais você conseguirá economizar. Ser flexível também pode significar ser resiliente: imprevistos fazem parte de toda a experiência, então, quando algo fugir do seu controle, respire fundo e encare com leveza.

 

#08. Seja minimalista com sua bagagem

É sempre bom estar preparado para todo o tipo de situação, mas quando for montar a mala, menos é mais. É muito comum levarmos vários itens dos quais acabamos nem precisando, e isso pode ser um problema na hora de pesar as malas ou trazer as compras no retorno da viagem. Por isso, mantenha-se no básico!

 

#09. Enrole suas roupas

Normalmente, essa prática ocupa menos espaço do que guardá-las dobradas dentro da mala. Teste esse truque!

 

#10. Kits de necessidades e primeiros-socorros são fundamentais

Lanches rápidos, água, itens de higiene como escova e pasta de dentes, desodorante e remédios são essenciais para encarar aquelas horas extras no transporte. Quanto aos medicamentos, talvez você não consiga encontrá-los ou comprá-los sem receita durante a viagem, então, é melhor estar preparado.

 

#11. Leve uma muda de roupas na bagagem de mão

Ninguém espera que sua mala seja extraviada até que isso efetivamente aconteça. Imagine chegar do outro lado do mundo e só ter a roupa do corpo?

 

#12. Não se esqueça do casaquinho

Esse conselho de mãe faz parte das nossas dicas de viagens é válido sempre! Por mais que a previsão do tempo seja de sol e muito calor, você não quer ser pego desprevenido com uma chuva que veio de surpresa ou um ar condicionado congelante no ônibus, avião ou hotel. Meias também são um item fundamental!

 

#13. Compre um chip de internet

Isso não quer dizer que você precisa ficar grudado no seu celular gravando e fotografando cada momento – desse jeito, você deixa de vivenciar sua viagem ao vivo. Mas é uma ótima ideia adquirir um pacote de internet para atualizar suas redes sociais, buscar informações sobre os lugares que quer visitar, comprar ingressos online, utilizar o GPS e muito mais.

 

#14. Leve um adaptador de tomada

Se precisar carregar seu celular, notebook ou tablet, melhor garantir que as tomadas sejam compatíveis, certo? Comprar baterias ou cabos novos pode sair uma fortuna no seu bolso, além de causar uma preocupação desnecessária.

 

#15. Garrafa d’água vazia será sua nova amiga

Mais do que preservar o meio ambiente, evitando a compra frequente de novas garrafas ou copos, você pode enchê-las gratuitamente em vários espaços públicos, como aeroportos, rodoviárias, shoppings e até praças.

 

#16. Prefira cartões a dinheiro vivo

 Com o fácil acesso a caixas eletrônicos e as diversas formas de pagamento virtual mais práticas, é recomendado limitar a quantidade de dinheiro que você leva, até mesmo para evitar prejuízos em caso de perda ou roubo.

 

#17. Não se esqueça do entretenimento das crianças

Livros, filmes e pequenos brinquedos vão ser úteis para manter os pequenos entretidos por um período de tempo razoável.

 

#18. Compre ingressos e entradas com antecedência

Para minimizar a possibilidade de encarar filas e garantir o acesso às atrações que você quer conhecer, vale a pena se preparar e até mesmo conseguir preços especiais comprando o mais cedo possível.

 

#19. Estique as pernas com frequência

Especialmente em viagens longas, independente do meio de transporte escolhido, aproveite as oportunidades para ficar de pé, caminhar e se alongar, ativando a circulação do corpo e mexendo as articulações.

 

#20. Conheça pelo menos o básico do idioma e da cultura local

Para evitar apertos, familiarize-se com expressões úteis caso o destino da sua viagem seja outro país. Os moradores locais costumam valorizar ainda mais os turistas que fazem um esforço para se comunicar no idioma local. Além disso, uma das principais dicas de viagens é pesquisar sobre tradições e hábitos da região: esse conhecimento vai te ajudar a não cometer gafes e a se integrar melhor ao lugar que está conhecendo, além de enriquecer sua experiência com tradições diferenciadas.

 

#21. Experimente a culinária local

Talvez nem todos os pratos te agradem, mas pode ser uma experiência super positiva dar uma chance àquela comida que não existe na cidade de onde você veio. A culinária é uma grande parte da cultura de uma região, e você pode se surpreender com a infinitude de sabores que pode encontrar.

 

#22. Explore outras possibilidades de alojamento

É claro que ficar em um hotel provavelmente é a alternativa mais confortável, e tem grandes chances de ser a mais cara também. Que tal alugar um AirBnb ou outro tipo de serviço para reservar uma locação? Para além de hostels e pousadas, ficar em uma casa ou apartamento de algum morador local pode complementar a experiência e fazer você se sentir como um nativo, além de economizar um bom dinheiro.

 

#23. Fuja do óbvio

Claro que é incrível visitar os pontos turísticos que vemos em filmes, mas prepare-se para desembolsar uma boa grana e passar horas em filas de atrações. Que tal fazer um destino turístico fora do padrão? Conhecer pontos da cidade que não são tão movimentados ou até mesmo escolher um roteiro diferenciado. Além de economizar, você certamente vai se surpreender com lugares pouco conhecidos e cheios de encantos. Além disso, vale a pena contratar os serviços de um guia local, afinal, ninguém melhor do que um habitante da região para dar as melhores dicas de viagens e explicar as histórias por trás de cada passeio. Isso sem falar que você acaba fortalecendo a economia da região!

 

#24. Coloque o sono em dia na hora certa

Se você passou por muitos fusos horários, aguente o máximo que conseguir se manter acordado durante o dia e durma apenas à noite, para sincronizar seu organismo com o horário local. Talvez seja sofrido, mas no dia seguinte você vai acordar mais disposto para aproveitar sua viagem.

 

#25. Leia livros e assista filmes que se passem no destino da sua viagem

Assim, você já vai entrando no clima e selecionando lugares para conhecer e, quando chegar lá, poderá verificar se o que você imaginou equivale ao que você está vendo bem na frente dos seus olhos.

 

#26. Faça um diário de viagem

Seja no formato físico ou virtual, guarde memórias e anotações sobre suas vivências. Além de serem uma ótima lembrança para o seu eu do futuro, esse material pode ser extremamente útil para oferecer dicas de viagens a outras pessoas que pensam em visitar os mesmos lugares que você!

 

Finalizando…

Esperamos que essas dicas de viagem tornem a sua experiência ainda mais especial! Se quiser ler mais sobre indicações, roteiros turísticos e novidades sobre esse universo, se inscreva na newsletter da Aerotur. E não deixe de entrar em contato para que a gente possa te ajudar a montar a viagem dos seus sonhos!


Nenhum comentário

Comente

Deixe um comentário